Sorriso de mulher com branqueamento dentário
Branqueamento dentário

Com a idade os dentes têm tendência a escurecer pelo próprio processo de envelhecimento do dente, mas também por outras razões:

  • tabaco, café, certos alimentos como chocolate, algumas bebidas como chá e vinho tinto, acumulação de tártaro, etc.
  • algumas manchas internas podem ser causadas por antibióticos ou excesso de fluor ou algum problema na própria formação do dente.
  • a desvitalização de um dente, ou um traumatismo, pode também provocar o seu escurecimento.

O branqueamento dentário é um método clínico de tornar os dentes mais claros, sem causar danos nos mesmos. O produto branqueador é geralmente constituído por peroxido de carbanida ou peroxido de hidrogénio, sob a forma de um gel. Este em contato com a superfície do dente, penetra no esmalte e na dentina, provocando a sua descoloração.

Além deste compostos que são o princípio ativo do gel, também são compostos por outros elementos tais como o fluor e o nitrato de potássio que aumentam a estabilidade da cor.

Os branqueamentos dentários, podem ser de dois tipos: branqueamento externo feito em casabranqueamento externo feito em consultório sob supervisão do Médico Dentista, mostrando ambos ótimos resultados. Existe um terceiro tipo que tem indicações específicas, o branqueamento interno, feito em consultório também.

O branqueamento feito em casa

O branqueamento feito em casa exige uma moldagem aos dentes para fabrico de goteiras com a forma exata dos dentes, nas quais é colocado o gel branqueador e usado durante algumas horas por dia, durante uma semana, no máximo 15 dias. As vantagens deste tipo de branqueamento é poder ser feito em casa, às horas mais convenientes para o paciente, poder repetir o branqueamento passado alguns anos utilizando as mesmas goteiras e também na maioria das vezes ser mais económico. No entanto o branqueamento feito em casa não dispensa da monitorização médica, para avaliar o efeito do mesmo ao fim de uma e duas semanas.

O branqueamento feito em consultório

branqueamento de consultório é um procedimento com resultados imediatos, sendo feito no consultório, com um gel branqueador, geralmente mais concentrado, colocado diretamente sobre a superfície dos dentes, protegendo as gengivas, sendo o gel ativado por uma luz. Este branqueamento é geralmente mais dispendioso.

Os branqueamentos dentários externos têm algumas contra indicações:
  • Não deve ser feito a pacientes com cáries (estas deem ser tratadas previamente)
  • Pacientes com grandes restaurações anteriores (pois o dente natural vai clarear e a restauração não, sendo necessário substituir a restauração à posteriori)
  • Pacientes com sensibilidade dentária acentuada (vai aumentar a mesma)
  • Grávidas e mães em amamentação (por precaução)

branqueamento interno é realizado para um dente específico, sendo o gel branqueador colocado dentro do dente, ficando a atuar internamente. Geralmente são precisas várias com substituição do gel, para obter o resultado pretendido, Esta técnica é geralmente realizada para dentes desvitalizados que muitas vezes sofrem escurecimento.