Cirurgia Oral - Dentes Inclusos
Dentes inclusos são consequência da uma alteração no desenvolvimento em que um determinado dente, apesar de atingir a altura de erupcionar, permanece retido na gengiva e osso.
Os dentes que se encontram mais frequentemente inclusos são os terceiros molares (dente do siso), principalmente os inferiores, e os caninos.
Os dentes ficam inclusos por variadas razões, como falta de espaço, má posição/direção para erupcionar, gengiva muito espessa para o dente conseguir romper, obstáculos à erupção como dentes supranumerários ou anquilose dos dentes de leite, entre ouros.
Dentes inclusos podem criar inflamação da gengiva circundante, apinhamento dos dentes, infecção severa, dor, cáries e/ou destruição dos dentes vizinhos ou mesmo quistos ou tumores.
O diagnóstico de dente incluso é feito não só pelos sintomas, mas essencialmente por exames complementares de diagnóstico, como ortopantomografias e TACs.
Nem todos os dentes inclusos têm indicação para extração, a decisão é feita pelo Médico dentista/cirurgião oral após avaliação dos riscos e benefícios da cirurgia de extração, e após avaliar se os dentes estão a causar dano ou não.
O diagnóstico, avaliação se o dente incluso tem indicação para extração ou não, e a cirurgia de extração do mesmo, devem ser realizados por um médico dentista com formação em cirurgia Oral.
Na nossa Clínica de Saúde Oral, a nossa diretora Clínica Dra Raquel Bastos, é Mestre em Cirurgia Oral, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, tendo ainda muitas outras formações em cirurgia como Curso Intensivo de Cirurgia Avançada, no instituto NATO em Itu, São Paulo (Brasil).