Casal a segurar barriga de grávida
Acompanhamento contínuo durante a gravidez

Uma das ideias erradas, que ainda persiste na nossa sociedade, é a de que uma mulher grávida, apesar de estar mais susceptível a problemas gengivais e dentários, não pode ir ao dentista. Isto é completamente falso, pois pelo contrário, além de ter que reforçar os cuidados com a higiene oral, a grávida deve ser acompanhada pelo médico dentista durante toda esta fase.

Evite futuros problemas

O ideal no entanto, será que durante o planeamento da gravidez e durante a sua preparação, a mulher faça uma consulta de rotina ao consultório dentário, de forma a tratar qualquer problema oral, quer este seja gengival ou dentário. Assim pode evitar futuros problemas e futuras intervenções invasivas durante a gestação.

De qualquer forma, nesta fase devem-se evitar radiografias pois o feto em formação é muito sensível à radiação podendo esta causar malformações e outras complicações. No entanto, embora não seja do conhecimento geral, quando de extrema necessidade para o tratamento, os raio-x podem ser realizados, recorrendo a aventais de chumbo que protegem todo o sistema reprodutor e consequentemente o feto em formação, podendo-se realizar a radiografia sem receio.

A gengivite e a gravidez

A mulher grávida sofre uma série de alterações hormonais, que entre outros efeitos, aumentam a fragilidade dos capilares (vasos sanguíneos), levando a um aumento de hemorragia. Assim se compreende que durante a gravidez, a mulher se queixe de sangrar quando escovas os dentes, e mesmo espontaneamente (gengivorragia). Esta patologia denomina-se gengivite e caracteriza-se, não só por uma gengiva sangrante, mas também avermelhada, inflamada e inchada. Esta pode, por outro lado, evoluir para periodontite, vulgo “piorreia”, quando associada a uma higiene dentária deficiente, deposição de tártaro, a conhecida “pedra” nos dentes, e a não remoção do mesmo pelo médico dentista com destartarizações (limpezas).

Esta doença consiste na inflamação, não só da gengiva, mas de todo o tecido de suporte do dente, caracterizando-se por retração da gengiva, perda de osso que suporta o dente e consequentemente mobilidade dentária. Pensa-se existir uma associação entre esta doença e o nascimento de bebés prematuros e de baixo peso, no entanto os estudos existentes são ainda insuficientes para comprovar esta relação.

A importância de reforçar os cuidados orais

Recomenda-se assim que durante os nove meses da gravidez, mas essencialmente entre o segundo e o oitavo meses, se reforcem os cuidados orais. Isto é conseguido aumentando a frequência da escovagem, utilizando pasta fluoretada e colutórios antissépticos, usando fio dentário, e/ou escovilhão, assim como destartarizações no consultório dentário. Recomenda-se igualmente uma dieta saudável e equilibrada, sem excesso de açúcares e hidratos de carbono, o que evitará a diabetes gestacional (excesso de açúcar no sangue), que frequentemente se verifica nas grávidas, e favorecerá também a saúde geral e dentário do bebé em gestação.

Ir ao dentista é essencial durante a gravidez

Apesar de se poder ir ao dentista durante os nove meses de gravidez, deve-se preferir o período entre o quarto e o oitavo meses. O primeiro trimestre é uma fase de relativa instabilidade, devendo-se evitar alguns tratamentos mais invasivos. Já no terceiro trimestre, devido à sua condição, a mulher sente-se desconfortável e ansiosa, o que pode desencadear complicações.

Posto isto, talvez agora as mulheres grávidas desmistifiquem a ida ao dentista tornando algo essencial durante a gravidez.

Cheque Dentista Grávida

Durante a gravidez a grávida tem direito a usufruir de cheque dentista grávida o qual deve solicitar no seu médico de família na consulta de acompanhamento. Esse cheque é o primeiro e deve ser entregue no médico dentista com acordo com os cheques dentista do sistema nacional de saúde. O seu médico dentista pode emitir até mais dois cheques, podendo no total usufruir de três cheques.

A sua Clínica de Saúde Oral tem acordo com os cheques dentista, venha utilizar o seu de forma a garantir que nenhum problema dentário perturba a sua gravidez.