A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que estuda e corrige a má oclusão dentária:
• Dentes desalinhados
• Dentes protruídos (para a frente) ou retruídos (para trás)
• Dentes apinhados, devido a pouco espaço na cavidade oral
• Mordidas abertas, sobremordidas e cruzadas.
O tratamento ortodôntico envolve o estudo completo através de radiografias, análise dos modelos, fotografias e história clínica de cada paciente. Após o estudo, é colocado o aparelho indicado para corrigir o problema.
Para a correção destes problemas, o ortodontista recorre frequentemente a aparelhos fixos e/ou aparelhos removíveis. Em adultos com desarmonias ósseas severas, pode ser necessária a combinação entre ortodontia e cirurgia ortognática, que permite resolver casos graves de discrepâncias ósseas.
O aparelho ortodôntico proporciona:
Melhoria Estética
O tratamento ortodôntico adequado permite uma acentuada melhoria da aparência, contribuindo para um elevado aumento da autoestima do paciente.
Melhora a Higiene Oral
Os dentes apinhados tornam a higiene oral uma tarefa difícil. Corrigindo o mau posicionamento, o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da higiene oral, prevenindo o aparecimento de cáries e doenças nas gengivas que, nos casos mais graves, podem levar a perda de dentes.
Melhora a Fonação, Respiração e Mastigação
O restabelecimento da oclusão melhora a mastigação dos alimentos e evita /elimina problemas de respiração, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude e bem-estar do paciente ao nível social.
A duração do tratamento pode oscilar entre alguns meses até 2 anos.
O resultado é uma boca sã, alinhada e com as forças de mastigação bem distribuídas, para muitos sorrisos durante toda a Vida.